Quem Somos
Somos uma escola que atende crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A nossa proposta educativa se baseia no respeito e na confiança em nossos alunos; bem como na certeza de que a escola pode e deve investir em diferentes estratégias didáticas e metodológicas de ensino para cumprir a sua missão. Entendemos que a escola é um espaço estruturado por diferentes dimensões entrelaçadas: a pedagógica, a social, a política, a cultural, a humana, a social, a administrativa.
O COLÉGIO DIVERSITAS iniciou suas atividades no ano de 1995, com o nome de Escola Infantil Pé-de-Moleque, atendendo a crianças do maternal, 1º, 2º e 3º períodos. Em 1999, foi implantado o Ensino Fundamental e criado o Centro de Formação de Professores. O nome foi alterado para Colégio Diversitas, que quer dizer diversidade e respeito à pluralidade, expressando o propósito de não só respeitar a diversidade e diferenças entre os alunos, mas também de proporcionar uma experiência de aprendizagem diversificada.
Como já dito anteriormente, a escolha do nome da escola procura expressar a filosofia da mesma: a construção de uma proposta de trabalho que busque promover uma educação mais humanizadora, que contribuísse para a construção de uma sociedade sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade ou quaisquer outras formas de discriminação.
Sabemos que a Educação Básica é uma etapa de formação importante na vida das crianças, afinal, é nesta fase que elas começam a experimentar as diversidades culturais, aprendem a interagir em grupos e passam a ser produtores do próprio conhecimento. Assim, as práticas pedagógicas devem contemplar atividades de discussão, reflexão, aproximação, convivência e interação entre todos os alunos, com o objetivo de promover o conhecimento sobre as diversidades na sociedade brasileira e, para que através dessas ações, os alunos aprendam a respeitá-las.
Ao longo dos anos, fomos entendendo que para trabalhar com a diversidade também seria necessário olhar para fora da escola, para entender o que se passava no mundo, analisar os problemas sociais gerados pela intolerância e pela falta de respeito às diferenças. Essa percepção da realidade, do entorno e da sociedade brasileira nos permite entender como os padrões culturais e determinados valores interferem em nossas ações. Assim, ao longo dos anos de trabalho e reflexão na escola, fomos entendendo e considerando as diferenças como um elemento formador de todos os sujeitos, construindo formas de agir que não reproduzam estereótipos ou qualquer tipo preconceito.
O Diversitas busca construir uma trajetória significativa de pesquisa, de formação e atuação educacional. Além de investir em relações e interações que tornem a escola mais acolhedora e humanizada. A estruturação do nosso currículo se fundamenta em ações pedagógicas que promovem uma formação acadêmica coerente às inovações científicas e tecnológicas, em metodologias que contribuem para a construção do conhecimento de forma ativa e dinâmica e em uma educação pautada em valores éticos e sociais, capazes de formar nossos alunos para a vida coletiva e para a cidadania.
A missão da escola da escola é a de viabilizar o desenvolvimento das potencialidades de seus alunos e a apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente, em determinadas situações históricas e de acordo com certas necessidades. O desenvolvimento dessas potencialidades deve ocorrer de forma integral, ou seja, o desenvolvimento físico, acadêmico, político, social, cultural, filosófico, afetivo, entre outros.
A escola deve assumir o compromisso social de proporcionar a construção de conhecimentos, atitudes e valores que tornem os estudantes críticos, éticos, participativos e solidários. Sendo, portanto indispensável, a socialização dos saberes sistematizados e acumulados historicamente, como patrimônio universal da humanidade de maneira crítica e globalizada.
Neste sentido, nosso projeto se organiza para que em todos os tempos e atividades da escola os alunos possam aprender e exercitar:
O direito de ser respeitado e a obrigação de respeitar os outros são a base fundamental da convivência.
Consistência no trabalho ajuda a ser melhor, a progredir. É o caminho para o desenvolvimento pessoal.
A conhecer o outro e se colocar em seu lugar para tentar entender compreender seus sentimentos, visões de mundo e experiências.
O cuidado e a atenção permitem tomar decisões com autonomia, exercendo a liberdade de forma adequada.
Tratar a si mesmo e aos outros de maneira justa e razoável.
capacidade que aumenta a eficiência no trabalho criando um ambiente saudável, promove habilidades sociais e nos prepara para o futuro.
Virtude necessária para a experiência humana, para que possamos conviver em sociedade e evoluir. Ela nos convida a ir além do nosso próprio interesse para contemplar o outro enquanto ser humano, semelhante a nós, com gestos de empatia, acolhimento e doação.
Ser uma escola que promove uma educação de qualidade, que investe na formação integral do ser humano, que estrutura um currículo que se fundamenta em ações pedagógicas que promovam uma formação acadêmica coerente com as inovações científicas e tecnológicas; em metodologias que contribuem para a construção do conhecimento de forma ativa e dinâmica e em uma educação pautada em valores éticos e sociais, capazes de formar nossos alunos para a vida coletiva e para a cidadania.
A escola deve assumir o compromisso social de proporcionar a construção de conhecimentos, atitudes e valores, que tornem os estudantes críticos, éticos, participativos e solidários. Sendo, portanto indispensável, a socialização dos saberes sistematizados e acumulados historicamente, como patrimônio universal da humanidade de maneira crítica e globalizada.
Neste sentido, são valores fundamentais para o Colégio Diversitas: a construção de práticas de ensino fundamentadas nos princípios da ética, da honestidade, da solidariedade, da comunicação não violenta, da autonomia moral e intelectual, da responsabilidades, da inovação e do respeito.