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   Educação Infantil – 2 a 5 anos – A criança como sujeito competente

Educação Infantil é estabelecida como a primeira etapa da Educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças, não dissociando a perspectiva do cuidar da perspectiva do educar. Ou seja, além de estar atenta a todos os cuidados físicos, deve criar condições para o desenvolvimento cognitivo, cultural, simbólico, social e emocional.

Nesta etapa de escolarização, as crianças convivem, exploram, conhecem, constroem conhecimentos diversificados e estabelecem diferentes tipos de interações.

As crianças são sujeitos sociais, têm uma história, cultura, linguagem, estabelecem relações sociais e constroem conhecimento. Essa concepção de criança, como um sujeito competente, é condição para o estabelecimento de uma proposta pedagógica que respeite o protagonismo das crianças, que permita que elas sejam ouvidas e reconhecidas. As crianças podem e devem participar do coletivo da escola; devem ter espaço para agir; para opinar e participar da construção de todas as atividades, inclusive, de algumas regras e rotinas.

As crianças, desde bem pequenas, são capazes de expressar desejos, necessidades, conforto ou desconforto a através dos olhares, expressões, choro ou gestos. Através dessas, percebemos quando estão tristes, alegres, incomodadas, confortáveis, inseguras ou acolhidas.

A proposta de trabalho para a Educação Infantil caracteriza-se, portanto, pelo respeito às diferenças e às necessidades individuais de cada criança: suas hipóteses, interesses, criatividade e suas diversas formas de expressão.

A proposta pedagógica da escola envolve a criação do maior número possível de metodologias, projetos e atividades, que possibilitam o pleno desenvolvimento das crianças, permitindo a construção de várias competências, interações e inserção na realidade.

O trabalho desenvolvido com as crianças permite considerar: seus interesses, desejos, a compreensão que têm do mundo e como aprendem. O eixo da Educação Infantil é o brincar e este estrutura todas as dinâmicas, projetos e atividades produzidas em nosso cotidiano.

Além disso, as crianças têm acesso aos conhecimentos historicamente produzidos, bem como a diferentes oportunidades de letramento, já que esses são necessários ao desenvolvimento global dessas.

Desta Forma, o Colégio Diversitas organiza o trabalho com as crianças de forma a permitir que elas possam desenvolver as competências estabelecidas nas Diretrizes Nacionais da Educação Infantil:

  • O respeito à dignidade e aos direitos das crianças, consideradas nas suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas etc.;
  • O direito das crianças a brincar, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil;
  • A socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma;
  • O acesso das crianças aos bens socioculturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
  • O atendimento aos cuidados essenciais associados à sobrevivência e ao desenvolvimento de sua identidade.