Nesta etapa, os alunos enfrentam as mudanças físicas (o crescimento desordenado do corpo, reorganizar a coordenação motora); o medo da perda de proteção dos pais e adultos, tão presente na infância; o medo das novas responsabilidades; o medo de não poder viver a ludicidade e as brincadeiras que são tão prazerosas na infância; as inseguranças provocadas pelas transformações na sexualidade e afetividade.
Neste momento, a capacidade de assumir responsabilidades (deveres) se amplia. Os pré-adolescentes e adolescentes passam a compreender melhor a sociedade, as ordens sociais e o funcionamento de diferentes grupos.
Os alunos do Fundamental II encontram-se bem mais capazes e seguros para desenvolverem atividades individuais e coletivas, pois já ampliaram as estratégias para a convivência coletiva, os recursos básicos de comunicação e expressão nas diferentes linguagens e áreas do conhecimento. Também apresentam maior autonomia para resolverem conflitos de diferentes naturezas (cognitiva, moral, social etc.).
Bem mais familiarizados às exigências do Ensino Fundamental, os alunos apresentam maior tranquilidade e segurança para desenvolverem diferentes propostas de trabalho, o que possibilita um aprofundamento no aprendizado dos conteúdos.
Nesse período, o trabalho se estrutura para permitir que o aluno amplie a compreensão sobre os diferentes espaços educativos (bibliotecas, praças, espaços de trabalho, a casa, etc); para que reflita sobre a natureza das regras, entendendo o princípio dessas. Para ampliar a visão de mundo dos mesmos, promovendo o desenvolvimento da criticidade, criatividade e participação. Para ampliar o estabelecimento de relações sociais mais estáveis e da capacidade de resolução de conflitos através do diálogo e respeito.
Quanto ao aprendizado dos procedimentos de estudo e organização da proposta pedagógica, ajudamos os alunos a compreenderem que a sua dedicação e investimento são necessários para a construção do conhecimento, de sua responsabilidade e para a realização do trabalho coletivo. Promovemos o aprimoramento do trabalho em grupo, para que esses tenham atitudes mais cooperativas. Ensinamos a construir diferentes estratégias de estudo e ler vários gêneros para que esses tenham mais autonomia e compromisso com o próprio desenvolvimento.