Nossos Projetos
Desenvolvemos projetos de investigação na Educação Infantil e Ensino Fundamental 2. Os projetos de investigação surgem do levantamento de problemas e hipóteses, da análise, da observação, da pesquisa e do registro das descobertas. Eles são muito importantes para a compreensão da natureza da ciência, da produção do conhecimento e da importância da produção do conhecimento.
Além dos projetos de investigação, realizamos diversos projetos que perpassam toda a instituição escolar e têm como objetivo envolver todos os professores, turmas, alunos e famílias, pois são considerados fundamentais para a formação das crianças e adolescentes: Alguns desses projetos são:
Projeto de investigação da literatura e formação do leitor literário. “De forma geral, a leitura partilhada é aquela em que professores e estudantes compartilham a leitura dos textos e suas impressões. Ela não é proporcionada somente pela leitura em voz alta, ela pressupõe o compartilhamento das impressões, críticas e conexões entre o texto e a vida. Desta forma, o estudante é estimulado a desenvolver habilidades para além da decodificação das letras.” (arvore.com.br)
Proposta que contribui para ampliar a compreensão sobre o espaço geográfico, histórico, social e cultural, dando condições para se estabelecer análises do mesmo. “A aula de campo tem sido descrita como uma forma de levar os alunos a estudarem os ambientes naturais, objetivando perceber e conhecer a natureza por meio dos diversos recursos visuais, ou seja, levá-los ao ambiente propriamente dito para estimular os sentidos, a observação e a reflexão de conteúdos estudados em sala de aula.” (UFSC)
Proposta que investe na análise dos problemas sociais, morais, éticos e, em alguns momentos, também das emoções vivenciadas em grupo. A partir dessas análises, debates e reflexões, podemos criar diferentes oportunidades para o aprendizado de competências relacionadas ao diálogo, à empatia, à negociação, à solidariedade, ao respeito, à tomada de decisões coletivas.
Nesse sentido, as assembleias contribuem diretamente para o desenvolvimento de muitas das competências gerais da BNCC. Além disso, elas representam espaços para o fortalecimento da argumentação e negociação; para o aprendizado da escuta e do respeito, para a busca coletiva de soluções.
Nesse processo, todos nós aprendemos sobre a diversidade de opiniões, gostos, interesses e necessidades; criamos oportunidades para colocar em prática a empatia e a cooperação; criamos estratégias para entender sobre nossos sentimentos e a lidar com os mesmos.
Durante todo o ano, os alunos vivenciam inúmeras atividades que possibilitam a apropriação crítica da cultura corporal: a dança, o esporte, a luta, as brincadeiras, o circo, o teatro e a ginástica. Essas práticas são manifestações culturais que dão sentido e significado para a cultura corporal do movimento e que devem ser desenvolvidas na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Entendemos que os alunos devem experimentar diferentes práticas corporais para que eles tenham conhecimento do seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
A ideia é que gradativamente os alunos sejam capazes de usufruir, criar e recriar a cultura corporal, adotando postura ética e responsável. Além disso, no 3º trimestre, acontecem os Jogos internos, que criam oportunidade para o aprendizado do trabalho em grupo e do respeito às diferentes experiências físicas. Eles representam uma forma sadia de participação, trabalho em equipe, respeito aos adversários, de aprendizado da resiliência, da superação; de valorização do esforço, da cooperação e persistência.
O contraturno escolar é ofertado para crianças da Educação Infantil até os adolescentes do 9º ano, sendo um tempo dedicado a diversas atividades extracurriculares de maneira diversificada do horário regular. São atividades que favorecem o desenvolvimento físico e intelectual, a autonomia, a organização, a cooperação. As atividades desenvolvidas são complementares ao trabalho que ocorre em sala de aula: brincadeiras, jogos, culinária, teatro, atividades esportivas, tarefa de casa, artes.
Também destacamos que as atividades e interações desenvolvidas oferecem oportunidades para: a vivência com os pares de idades, para a compreensão de atitudes que favoreçam o enfrentamento das frustrações; para a ampliação das estratégias de comunicação e para a construção da autonomia. Assim, no período em que os alunos estão no ambiente escolar, eles desenvolvem competências acadêmicas, sociais e emocionais por meio de diferentes estratégias pedagógicas.
O Programa de Educação Integral do Diversitas contempla práticas e atividades lúdico-educativas que buscam o processo contínuo de desenvolvimento integral do aluno. Organizamos o planejamento a partir dos seguintes eixos:
Atividades que favorecem as interações, o diálogo e as diferentes formas de expressão, comunicação e interação.
Propõe um trabalho de conscientização corporal, enfocando aspectos motores, cognitivos e socioafetivos, proporcionando novas experiências de autoconhecimento, cooperação e autoestima. Estimula a relação da criança com o próprio corpo, explorando suas potencialidades.