Escola: espaço de formação humana

O colégio Diversitas é uma escola privada de educação básica, que entende a educação como um processo de formação global, que interage com a realidade de forma crítica e dinâmica. Foi fundado com o propósito de garantir a todos os seus alunos uma educação de qualidade, que os tornem capazes de enfrentar os desafios da vida, da cidadania e do mercado de trabalho com ética e competência.

A experiência de mais de 20 anos da escola demonstra que é possível acreditar em uma proposta educativa que se baseia no respeito e na confiança em seus alunos; bem como na certeza de que a escola pode e deve investir em diferentes estratégias didáticas e metodológicas de ensino para cumprir a sua missão.

Entendemos que a escola é um espaço estruturado por diferentes dimensões entrelaçadas: a pedagógica, a social, a política, a cultural, a humana, a social, a administrativa.

Por dimensão pedagógica compreendemos o processo de ensino-aprendizagem, com todas as suas especificidades: organização dos conhecimentos, do espaço, dos tempos, das metodologias de ensino e das interações.

No que se refere ao campo político, podemos situar as leis, concepções educacionais, as normas, as relações de poder e de decisão. A dimensão social envolve toda a comunidade escolar, em sentido amplo: a relação interna entre funcionários, entre professores e alunos, entre as famílias e a equipe de funcionários, entre os moradores do bairro e da cidade.

Na dimensão cultural encontramos as bases que permitem a interação, a construção da linguagem, de símbolos, significados e de convivência. É através dessa dimensão que construímos a nossa identidade, que podem ser entendidas, como nossas: expressões artísticas, costumes, religiões, política, hábitos e linguagem.

A dimensão humana é entendida como os nossos desejos, potencialidades, dificuldades, conceitos, expectativas que estão presentes em cada um de nós.

E, por fim, a dimensão administrativa envolve questões de infra-estrutura e pessoal, de gerenciamento e da materialidade da escola

Todas essas dimensões estão interligadas, em permanente movimento e transformação, pois o processo de ensino se dá a partir da realidade cultural e social de seus alunos e professores, bem como em suas condições humanas e de trabalho.

Assim, o compromisso do Diversitas com a Educação e com os alunos se traduz na qualidade do projeto pedagógico, na reflexão e produção de novas metodologias de ensino e na formação permanente de sua equipe, já que é função da educação básica viabilizar o direito ao saber científico, cultural, social e ético.

O Colégio Diversitas está situado no Bairro Camargos. Recebe alunos de diferentes bairros de Belo Horizonte: Santa Maria, Barreiro, Tirol, Barroca, Nova Suíça, Coração Eucarístico, João Pinheiro, Padre Eustáquio. De Contagem: Eldorado, Inconfidentes, Água Branca, Bairro amazonas. Da cidade de Ibirité.