A pluralidade cultural está presente no cotidiano escolar, na rotina, nos projetos, na literatura, nas aulas de teatro, nas oficinas e  também nos diferentes encontros culturais da nossa escola.

“Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira… Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.” (Parâmetros Nacionais Curriculares)

Alguns desses encontros são:

Encontro das literaturas

Este trabalho reúne os diferentes gêneros literários experimentados em cada sala de aula. Ele representa a oportunidade de socializar os conhecimentos literários, de compartilhar a beleza de cada conto, poema ou crônica e de trocar algumas sensações e impressões oferecidas pela arte da palavra, seja apreciando ou produzindo.

Cada turma elege o que será apresentado para a comunidade escolar, utilizando diferentes recursos. Também contamos com a participação de escritores, que sempre estão dispostos a falar sobre o seu processo de produção, contadores de história, exposições de livros e espaços para mini-conferências, onde o aluno pode fazer a sua apreciação sobre uma obra literária.

Feira de cultura e de ciências

Ensinamos os alunos a entender que todo o conhecimento aprendido e discutido na escola deve ser socializado com as famílias e a sociedade. Qual é a contribuição que este conteúdo pode trazer para a sociedade? Como podemos socializar esse conteúdo? Por isso, criamos várias maneiras de proporcionar essas trocas e um deles é a Feira de Cultura e Ciências. Neste dia, os alunos elaboram estratégias e recursos variados para apresentarem suas descobertas acadêmicas e artísticas.

feiracultura2014-exposicao-67

Festa junina e encontro de danças folclóricasfestajuninadiversitas2015-20

A festa junina é uma das festas mais tradicionais do Brasil e acontece, todos os anos. Em nossa escola, com muito envolvimento e participação de toda a comunidade escolar. Por isso, aproveitamos essa festa para não só trabalhar as quadrilhas, mas também várias outras danças folclóricas.

Mostra de “Projetos Individuais”

Os Projetos de Trabalho possibilitam um enfoque globalizador do processo ensino aprendizagem e permitem desenvolver a capacidade de aprender com autonomia num universo repleto de informações, desenvolvendo a capacidade de selecionar fontes, analisá-las, julgá-las e exprimir conclusões, além de propiciar a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Assim, os Projetos unificam em um só processo, as competências, os processos pedagógicos e os conteúdos das diversas disciplinas.

Além dos projetos coletivos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos individuais, que surgem de situações problemas.

Cada aluno experimenta todas as etapas de uma investigação: problematização, levantamento de hipóteses planejamento, pesquisa e registro. O trabalho é encerrado, após a apresentação dos mesmos para o coletivo do turno. Esse trabalho acontece nas turmas de 6º ao 9º ano.

Semana da Consciência Negra

O trabalho com a pluralidade cultural está presente no currículo da escola, em todas as áreas de ensino e atividades culturais. Contudo, na semana que antecede o dia da Consciência Negra, promovemos debates e atividades culturais com o intuito de criar mais uma oportunidade paraa reflexão sobre a importância da cultura de povos africanos na constituição da cultura do povo brasileiro.

encontrofamiliadiversitas2015-110

Natal Solidário

No encerramento de cada ano ocorre uma atividade de encerramento, sendo objetivo desse encontro a confraternização, despedida e encerramento do ano. Além disso, criamos ações que possibilitem e estimulem as ações solidárias dos alunos e de toda a comunidade escolar.