A pluralidade cultural está presente no cotidiano escolar, na rotina, nos projetos, na literatura, nas aulas de teatro, nas oficinas e  também nos diferentes encontros culturais da nossa escola.

A pluralidade cultural está presente no cotidiano escolar, na rotina, nos projetos, na literatura, nas aulas de teatro, nas oficinas e  também nos diferentes encontros culturais da nossa escola.

“Há muito se diz que o Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, plural em sua identidade: é índio, afrodescendente, imigrante, é urbano, sertanejo, caiçara, caipira… Contudo, ao longo de nossa história, têm existido preconceitos, relações de discriminação e exclusão social que impedem muitos brasileiros de ter uma vivência plena de sua cidadania.” (Parâmetros Nacionais Curriculares)

Alguns desses encontros são:

Encontro das literaturas

Este trabalho reúne os diferentes gêneros literários experimentados em cada sala de aula. Ele representa a oportunidade de socializar os conhecimentos literários, de compartilhar a beleza de cada conto, poema ou crônica e de trocar algumas sensações e impressões oferecidas pela arte da palavra, seja apreciando ou produzindo.

Cada turma elege o que será apresentado para a comunidade escolar, utilizando diferentes recursos. Também contamos com a participação de escritores, que sempre estão dispostos a falar sobre o seu processo de produção, contadores de história, exposições de livros e espaços para mini-conferências, onde o aluno pode fazer a sua apreciação sobre uma obra literária.

Feira de cultura e de ciências

Ensinamos os alunos a entender que todo o conhecimento aprendido e discutido na escola deve ser socializado com as famílias e a sociedade. Qual é a contribuição que este conteúdo pode trazer para a sociedade? Como podemos socializar esse conteúdo? Por isso, criamos várias maneiras de proporcionar essas trocas e um deles é a Feira de Cultura e Ciências. Neste dia, os alunos elaboram estratégias e recursos variados para apresentarem suas descobertas acadêmicas e artísticas.

feiracultura2014-exposicao-67

Festa junina e encontro de danças folclóricasfestajuninadiversitas2015-20

A festa junina é uma das festas mais tradicionais do Brasil e acontece, todos os anos. Em nossa escola, com muito envolvimento e participação de toda a comunidade escolar. Por isso, aproveitamos essa festa para não só trabalhar as quadrilhas, mas também várias outras danças folclóricas.

img_5150

Mostra de “Projetos Individuais”

Os Projetos de Trabalho possibilitam um enfoque globalizador do processo ensino aprendizagem e permitem desenvolver a capacidade de aprender com autonomia num universo repleto de informações, desenvolvendo a capacidade de selecionar fontes, analisá-las, julgá-las e exprimir conclusões, além de propiciar a participação ativa dos alunos no seu processo de aprendizagem. Assim, os Projetos unificam em um só processo, as competências, os processos pedagógicos e os conteúdos das diversas disciplinas.

Além dos projetos coletivos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver projetos individuais, que surgem de situações problemas.

Cada aluno experimenta todas as etapas de uma investigação: problematização, levantamento de hipóteses planejamento, pesquisa e registro. O trabalho é encerrado, após a apresentação dos mesmos para o coletivo do turno. Esse trabalho acontece nas turmas de 6º ao 9º ano.

Semana da Consciência Negra

O trabalho com a pluralidade cultural está presente no currículo da escola, em todas as áreas de ensino e atividades culturais. Contudo, na semana que antecede o dia da Consciência Negra, promovemos debates e atividades culturais com o intuito de criar mais uma oportunidade paraa reflexão sobre a importância da cultura de povos africanos na constituição da cultura do povo brasileiro.

encontrofamiliadiversitas2015-110

Natal Solidário

No encerramento de cada ano ocorre uma atividade de encerramento, sendo objetivo desse encontro a confraternização, despedida e encerramento do ano. Além disso, criamos ações que possibilitem e estimulem as ações solidárias dos alunos e de toda a comunidade escolar.