O currículo do Diversitas é fruto de uma longa vivência em sala de aula de educadores que construíram esta escola e de tantos outros que por aqui passaram. Ele é uma tentativa de descrever para os professores, familiares, alunos e demais interessados os conteúdos, a filosofia da instituição e as estratégias de ensino adotadas.

“Um currículo é uma tentativa para comunicar os princípios e traços essenciais de um propósito educativo, de forma tal que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser efetivamente transportado para a prática.” (Stenhouse, 984, p.29)

Em nosso currículo os conteúdos ensinados e a metodologia de ensino são igualmente importantes, já que a forma de ensinar também é conteúdo. Muitos acreditam que a criança aprenderá a somar, subtrair, dividir, multiplicar, escrever, ler, conhecer fatos históricos e científicos independentemente da metodologia a ser utilizada, já que o conteúdo provavelmente é o mesmo em todas as escolas.

Os conteúdos são entendidos como meios para o desenvolvimento de competências, habilidades e valores.

colegiodiversitas-106Esses são essenciais à construção e compreensão de bens sociais e culturais. Os conteúdos são selecionados a partir de sua relevância social e contribuirão para o desenvolvimento global dos alunos. São desenvolvidos de maneira contextualizada e significativa, para que todos possam perceber a relevância e necessidade desses.

Tendo em vista a necessidade de formação global dos alunos, os conteúdos são organizados em três conjuntos, com natureza distinta, mas que estão articulados: conceituais, procedimentais e atitudinais. Os conteúdos conceituais envolvem a compreensão de conceitos, fatos e princípios. Trata-se de aprender as definições e conceitos socialmente estabelecidos.

O conteúdo procedimental pressupõe o entendimento de métodos, habilidades e estratégias que nos ajudam a entender conceitos. São exemplos de conteúdos procedimentais: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir. Sendo assim, os conteúdos procedimentais desenvolvem o saber fazer.

Dentro dos conteúdos atitudinais encontramos os objetivos que nos permitem aprender a viver coletivamente. Eles agregam os valores, atitudes e normas que se constituem no aprender a ser e aprender a conviver.

Para nós, a centralidade da educação é o aluno, sua relação com o conhecimento e sua capacidade de significá-los. Por isso, consideramos que os alunos aprendem de maneira diferente e, ao entrarem em contato com os conhecimentos, são capazes de dar novos significados a estes, pois cada um tem uma experiência diferenciada.