Ensinar para argumentar: um olhar sobre o ensino da Matemática na vida.

Por Laurito Miranda Alves Laurito Miranda Alves é bacharel e Mestre em Matemática pela UFMG, com especialização em formação docente pelo Centro Lemann da Escola de Educação da Universidade de Stanford.  lauritoalves@uol.com.br   A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mostra-nos como deve ser, no mínimo, o ensino da Matemática na Educação Básica brasileira. Para a…

Details

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a nossa capacidade de reconhecer diferentes emoções e sentimentos e conseguir administrar tudo isso sem passar por grandes sofrimentos. Parece simples, mas não é uma tarefa fácil e, apesar de algumas pessoas terem essa habilidade desde pequenas, a maioria de nós precisa aprender ao longo da vida como lidar com todas as…

Details

Como podemos dividir as tarefas de casa?

‘Pais em casa’: impacto da pandemia na divisão do trabalho doméstico e de cuidado Acreditando que o exercício de uma paternidade cuidadora, afetiva e participativa seja um dos caminhos mais acessíveis para a redução da desigualdade de gênero, quebra de estereótipos e melhora das relações familiares, a pesquisa PAIS EM CASA oferece uma perspectiva sobre o comportamento paterno; antes,…

Details

Ferramentas de controle parental para segurança na internet

Alternativas para reforçar a segurança online de crianças e adolescentes Cada vez mais presentes e habilidosos no mundo digital, crianças e adolescentes passaram a ter acesso facilitado a diversos conteúdos na internet, particularmente em tempos de adaptação escolar por causa da pandemia. Isso inclui temas considerados inapropriados e aqueles que os expõem a riscos como aliciamento, pedofilia, roubo…

Details

Alfabetizaçao e letramento – vamos superar os desafios?

Registramos algumas perguntas comuns sobre a alfabetização para organizar o texto abaixo e ajudar as famílias a orientar ainda melhor as crianças! Por que algumas crianças, da mesma idade e classe, conseguem ler e escrever e outras não? Porque o processo de aprendizagem é individual. Apesar de os professores darem várias orientações coletivas em sala,…

Details

É possível esperar?

A escola e a família na trilha da formação humana e cidadã Por Jacqueline Pádua de Oliveira Com muita frequência, ouvimos, lemos ou fazemos comentários do tipo: “o mundo está muito violento.” “Não há respeito para com o outro.” “As crianças e os adolescentes estão muito agressivos e indisciplinados.” A violência e o desrespeito estão…

Details

Para empoderar os professores

Educação híbrida dá os primeiros passos no Brasil, num aprendizado forçado pela pandemia. Entre as várias iniciativas desse período trágico, o blended learning deve permanecer como método de educar para os novos tempos Por Edimilson Cardial A trajetória de Maria Inês Fini mostra sua inquietude intelectual voltada para a educação. Entre vários cargos que ocupou…

Details

Quem tem medo do ensino híbrido?

O modelo que associa a aprendizagem presencial à remota não é mais opção, mas uma necessidade no mundo escolar pós-pandemia [Reprodução do artigo publicado na Revista Mundo Escolar, No. 11/Dezembro de 2020] Dentre os diversos setores e públicos que foram afetados diretamente pelas consequências da pandemia do novo corona vírus, o segmento da educação é…

Details

Matemática: bicho de 7 ou mais cabeças?

Sempre que temos a oportunidade de discutir com os pais o ensino da matemática em nossa escola, nos deparamos com falas interessantes, que nos levam a pensar como aprendemos a matemática e como ensiná-la. Ouvimos frequentemente: “Ah, meu Deus! Matemática!” “Quando eu estava na idade do meu/minha filho (a), eu também tinha muita dificuldade”. “Para…

Details

Pelo direito de brincar!

“A criança brinca com o que ela tem à mão e com o que ela tem na cabeça”. Ao presenciar cenas de crianças brincando de pega-pega nos passeios das ruas, ou crianças brincando em seus apartamentos, seguras de qualquer perigo, mas brincando completamente sozinhas; ou brincando em diferentes momentos da rotina escolar, percebemos que, em…

Details

Por que a educação infantil é tão importante?

O ensino remoto não impediu que continuássemos realizando um trabalho de qualidade na Educação Infantil. Estamos conseguindo nos adaptar e atribuir sentidos às nossas propostas pedagógicas. Reinventamos de maneira criativa a nossa atuação, formas de interação e de organização, para manter os princípios e fundamentos dessa modalidade de ensino. As crianças precisam das oportunidades de…

Details